Norma para aplicação de pisos elevados

Fonte: Portal Prisma

Norma para aplicação de pisos elevados de placas de concreto entra em consulta pública; texto revisado da NBR 15805 estabelece requisitos alinhados à Norma de Desempenho de edificações:

Está em consulta pública nacional até o dia 22 de março a NBR 15805 – Pisos elevados de placas de concreto – Requisitos e Procedimentos, revisada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

De acordo com o engenheiro Marco Carnio, do CB-18, a nova norma é um desdobramento da NBR de mesmo número que determina requisitos para aplicações em pisos elevados e assentados. No novo texto, são estabelecidas regras exclusivas para os pisos elevados, excluindo os assentados, uma vez que as placas de concreto têm requisitos de desempenho diferentes para cada aplicação.

A nova norma também apresenta diretrizes alinhadas à NBR 15575 – Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais. “Entende-se que o alinhamento com a Norma de Desempenho e o tratamento do piso elevado como sistema construtivo trará avanços para aplicações em projetos habitacionais e de outras naturezas, bem como contribuirá com o desenvolvimento das empresas produtoras do sistema”, afirma Carnio.

Os interessados poderão fazer sugestões e recomendações ao CB-18 através do site da ABNT.